Não achou o que você estava procurando?Por aqui é mais fácil

4/02/2012

AMD Planeja Lançar Processador de 20 núcleos em 2012

A AMD (Advanced Micro Devices) confirmou o seu grande plano de melhoria progressiva da micro-arquitetura Bulldozer nos próximos anos e também prometeu liberar unidades centrais de processamento (CPUs) com até 20 núcleos em 2012.

Como as tecnologias de processo de fabricação e os projetos de microprocessadores à ficar mais finos, a AMD ganha a habilidade de acumular mais desempenho em seus chips, sem aumento de consumo de energia. Em 2011, a empresa vai lançar a primeira leva de processadores baseados na microarquitetura Bulldozer e no decorrer dos próximos três anos, a empresa continuará a se concentrar na redução do consumo de energia por Die. Como resultado, em 2012 a segunda maior fornecedora do mundo de chips pretende implantação avançada da arquitetura Bulldozer e em 2013 a empresa planeja lançar a próxima geração de processadores Bulldozer.

imagem


O processador AMD mais poderoso, em 2012, com o codinome Terramar terá chip com até vinte núcleos e visa os servidores Dual-Socket e Quad-Socket. O Terramar provavelmente será um módulo multi-chip (MCM) alimentado por dois chips Sepang com até 10 núcleos X86. Ambos os produtos serão feitos usando o processo de fabruicação de 32nm com tecnologia "silicon-on-insulator" (algo como silício isolado), mas não está claro se eles serão compatíveis com a infra-estrutura atualmente disponível nos servidores AMD.
imagem


AMD mantêm silêncio sobre melhorias específicas do Bulldozer "Reforçado" (Enhaced) e da próxima geração da micro-arquitetura Bulldozer (Next Generation) além do fato de que os novos chips consomem menos energia por núcleo.

Na semana passada, verificou-se que a empresa já iniciou o trabalho com desenvolvedores de software para otimizar programas para o processador atualmente conhecido como "BDver2" (Bulldozer versão 2). Atualmente sabe-se que os chips da AMD BDver2 apoiam uma série de novas extensões, incluindo o IMC, TBM e FMA3. Embora não existam dados sólidos, é possível que o "Enhaced" Bulldozer é realmente o "BDver2", enquanto "Next Generation" pode ser o Bulldozer "BDver3".

Nenhum comentário: