A crise atingiu também o mercado de jogos. Mês a mês, as vendas de games em lojas físicas cai, e a baixa no poder aquisitivo das pessoas levam-nas a cortarem o supérfluo num primeiro momento. Entre um prato de arroz e feijão (ou um sanduíche do McDonalds, que seja) e um jogo novo, qual é mais essencial? Claro que a comida.
Neste cenário, algumas publishers estão adiando seus games, com medo de baixas vendas, especialmente porque fim do ano é uma época em que os maiores blockbusters são lançados. A lista aumenta a cada dia, e nessa, é capaz de que, no início de 2010, tenhamos mais jogos lançados do que no final de 2009 .
O Mundownloads pegou a lista de 12 jogos para PC que estavam previstos para o fim do ano, mas foram adiados para 2010. Vamos a eles?
BioShock 2
A 2K Games/Take Two fez muito alvoroço na E3 desse ano em cima de BioShock 2, continuação do grande sucesso de 2007, e algumas semanas mais tarde, jogou um balde de água fria em todos ao remover o jogo da lista dos que serão lançados na primavera (aqui, outono no hemisfério norte). Assim, teremos que esperar um pouco mais para ver se essa sequência, que não conta com a participação do time envolvido com seu predecessor (2K Boston), estando a cargo de três desenvolvedoras (2K Marin, Digital Extremes e Arkane Studios), manterá o nível ou será uma bela decepção…
Max Payne 3
Depois que a Remedy abandonou a franquia para a Rockstar, Max Payne 3 foi anunciado, com produção a cargo da Rockstar Vancouver (alerta: a mesma que adaptou GTA IV para o PC!). A nova aventura do detetive vingador, que se passará em São Paulo, estava prevista para o fim de 2009, mas foi adiada para algum momento do primeiro semestre de 2010. Embora ainda seja uma marca conhecida, inclusive com um filme no currículo, Max Payne 2 não vendeu muito bem. Apesar disso, a julgar pelas novidades que a terceira versão promete, especialmente no toca ao enrendo, estou botando fé nesse game.
Splinter Cell Conviction
A nova aventura do Sam Pescador (”Fisher”, hãn? hãn?), prevista para a primavera, foi adiada devido às péssimas vendas da Ubisoft no último trimestre fiscal. O jogo, agora previsto para o primeiro trimestre fiscal de 2010. A franquia ainda é muito bem quista entre gamers, e as demonstrações do jogo deixaram a todos empolgados. Outro que promete muito.
Singularity
Nova franquia da Activision, trata-se de um FPS com toques de controle temporal, aparentemente a la TimeShift. Previsto inicialmente para a primavera, o motivo do adiamento de Singularity é bem óbvio: Modern Warfare 2. A Activion não quer correr o risco de canibalizar suas próprias vendas, de modo que prefere encarar games de peso de outras empresas (Battlefield Bad Company 2 e Alien vs. Predator) do que lançá-lo próximo de MW2.
Dark Void
Outra nova franquia, parceria da Capcom com a Airtight Games. A estratégia por trás do adiamento deste que, a princípio, também sairia na primavera, é evitar a concorrência de sequências de títulos renomados, afinal, para um novato competir em vendas com esses jogos que já têm nome, fica um pouco complicado. O duro é saber se, com essa debandada de jogos para o primeiro trimestre de 2010, o tiro não sairá pela culatra…
StarCraft II
Esse dispensa apresentações, né? O título, anunciado há quase três anos, foi adiado devido a ajustes que a Blizzard ainda precisa realizar no Battle.net, serviço que servirá de ponto de encontro para partidas online e locais (LAN). É um raro caso, nessa lista, de game adiado por motivo diverso do receio de ter as vendas afetadas por conta de outros jogos. Afinal, independente de quando StarCraft II sair, é certo que o jogo venderá horrores.
R.U.S.E.
RTS baseado na II Guerra Mundial da Ubisoft, desenvolvido pela Eugen, R.U.S.E. promete algumas inovações no gênero, mas ter à frente um adversário de peso. Sim, esse aí de cima, StarCraft II. Está previsto para o começo de 2010, mas pode ser adiado para evitar uma colisão com o arrasa-quarteirão da Blizzard.
Mass Effect 2
A sequência do RPG sci-fi da BioWare já estava programada para 2010, portanto, não se trata de um atraso. E a menos que a produtora se enrole com o cronograma, Mass Effect 2 saia na data certa. Um grande plus dessa sequência é poder usar o save do primeiro jogo para dar continuidade ao enredo. Tem tudo para ser sucesso de vendas, independente de quando saia.
Mafia II
Mais um game da Take Two (desenvolvido pela 2K Czech), mais um atraso enorme. O jogo, anunciado em 2007, já sofreu diversos adiamentos, mas parece que dessa vez vai. Mafia II é um jogo que se baseia no universo dos gangsters e do conceito de open world, bastante parecido com GTA IV.
Aliens vs. Predator
Mais um que não é bem um adiamento, mas sim um adiantamento. A Sega garantiu junto à Rebellion a produção de um novo Aliens vs. Predator, e com isso, empurrou outros jogos baseados nesse universo para depois. Isso porque a Rebellion foi a produtora do primeiro AVP, ainda hoje um grande clássico do PC. Mesmo com os dois filmes baseados na franquia fazendo de tudo para enterrá-la na mente dos fãs, a marca ainda tem força nos games, e há uma boa expectativa em torno desse jogo.
Battlefield Bad Company 2
E dá-lhe FPS! A série Battlefield sempre focou muito em multiplayer, mas esse spin off é justamente o contrário: enfatiza o modo campanha. A primeira versão não saiu para PC, ficou restrita aos consoles. Será interessante ver a reação dos PC gamers ao jogo, principalmente com tantos grandes games do gênero agendados para a mesma época.
All Points Bulletin (APB)
Desenvolvido pela Real Time Worlds, e distribuído pela EA, All Points Bulletin é um ambicioso MMO localizado numa grande cidade. Além de ação intensa, possibilitará um nível impressionante de personalização. Aliás, é isso o que vem chamando a atenção de todos, mas que, por outro lado, pode decepcionar a muitos – Spore, outro que prometeu bastante, decepcionou por entregar pouco.
Agora é esperar, e juntar as moedinhas para obter todos esses jogos. Se o final de 2009 será abarrotado de bons jogos, o mesmo, felizmente, pode ser dito do início de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário