Não achou o que você estava procurando?Por aqui é mais fácil

1/01/2011

Windows Vista POrtable edition (para quem não quer gastar hd e nem sabe instalar)

O windows vista foi lançado pela microsoft em março de 2007.
O windows vista trazia varias versoes.
Desde o starter, o mais simples ao ultimate, o completo.
O windows vista traz uma versão do directx novo, o famoso directx 10
O windows vista trazia uma limitação. Ele não podia ser instalado em qualquer computador, pra instalar ele, tinha que ter 256mb de ram e uma placa de video boa de 128mb.
Por isso foi feito a modificação dele.
Foi feito o windows vista portable edition.
Que roda em pcs fracos com menos de 128 mb de ram e 16md de video.
Ocupando apenas 200mb de hd ou ate um pen drive.
Antes o vista ocupava nada alem de 20gb de hd.


INFORMAÇÕES DO ARQUIVO
Categoria: Sistema Operacional
Tamanho: 113Mb
Formato: Rar
Servidores: Easy-Share  – MegaUpload
Ano de Laçamento: 2009 Para quem quer um sistema operacional so para quebrar um galho aqui uma versão potatil do Windows Vista ! Roda no Pendrive ou no Cd-rom, NÃO PRECISA de instalação.

 Megaupload
Parte1 / Parte2
Easy Share
Easy Share

Linha de processadores da Intel

Processador Intel® Core™ i7 Extreme Edition O processador para desktop de mais alto desempenho do planeta.¹

 

Prepare-se para o poder de processamento máximo

Alegrem-se usuários de multitarefas intensas. Faça voando tudo o que costuma fazer no seu PC - desde jogos 3D a criar e editar vídeo digital, música e fotos. Com as capacidades da plataforma de alto desempenho das motherboards com chipset Intel® X58 Express e com tecnologia multi-core mais rápida e inteligente que aplica dinamicamente o poder de processamento quando ele é mais necessário, os PCs baseados no processador Intel® Core™ i7-980X Extreme Edition proporcionam um desempenho incrível com um excelente conjunto de recursos.
Equipe-se com as armas mais avançadas para jogos e aumente seu desempenho nos jogos em 3D. Experimente os jogos mais realistas e estáveis distribuindo inteligência artificial, física e renderização em seis núcleos e 12 segmentos, e dando vida ao 3D para proporcionar a melhor experiência possível em jogos. E eleve a criação de conteúdo para um novo patamar no retoque e edição de fotos em um processador Extreme Edition anterior. Revele todo o seu potencial com o processador para desktop topo de linha da Intel e tenha total liberdade de criação, limitada apenas pela sua imaginação.

Informações sobre o produto

Processador Intel® Core™ i7-980X Extreme Edition

  • 3,33 GHz de velocidade por núcleo
  • Até 3,6 GHz com a tecnologia Intel® Turbo Boost
  • 6 núcleos e 12 segmentos de processamento com a tecnologia Intel® Hyper-Threading
  • 12 MB de Intel® Smart Cache
  • 3 canais de memória DDR3 de 1066 MHz
  • Tecnologia de processo de fabricação de 32nm

Processador Intel® Core™ i7-975 Extreme Edition

  • 3,33 GHz de velocidade por núcleo
  • Até 3,6 GHz com a Intel® Turbo Boost Technology
  • 4 núcleos e 8 segmentos de processamento com a tecnologia Intel® Hyper-Threading
  • 8 MB de Intel® Smart Cache
  • 3 canais de memória DDR3 de 1066 MHz
  • Tecnologia de processo de fabricação de 45nm 

Recursos e benefícios

Radicalize com seu jogo e recursos multimídia avançados.

Os processadores Intel Core i7 oferecem uma inovação incrível em desempenho de seis núcleos e apresentam o que há de mais novo em tecnologias de processador:
  • A tecnologia Intel® Turbo Boost maximiza a velocidade em aplicativos exigentes, acelerando dinamicamente o desempenho conforme a carga de trabalho; mais desempenho quando você mais precisa.³
  • A tecnologia Intel® Hyper-Threading habilita aplicativos altamente segmentados para realizar mais tarefas em paralelo. Com oito segmentos disponíveis para o sistema operacional, a multitarefa torna-se ainda mais fácil.Δ
  • O cache inteligente Intel® oferece um subsistema de cache de maior desempenho e mais eficiente. Otimizado para os principais jogos de múltiplos processos do mercado.
  • O Intel® QuickPath Interconnect foi criado para aumentar a largura de banda e diminuir a latência. Ele pode alcançar uma velocidade de transferência de dados de 25,6 GB/seg com o processador Extreme Edition.
  • A controladora de memória integrada capacita três canais de memória DDR3 de 1066 MHz, que totalizam até 25,6 GB/sec de largura de banda de memória. Essa menor latência e a maior largura de banda da controladora de memória possibilitam um desempenho incrível para os aplicativos com uso intenso de dados.
  • O Intel® HD Boost melhora significantemente uma grande variedade de aplicativos multimídia e de uso intenso de computação. As instruções SSE de 128 bits são emitidas a uma taxa de transferência de um por ciclo do clock que possibilita um novo nível de eficiência de processamento nos aplicativos otimizados para SSE4.
  • Aceleração de codificação e decodificação de AES-NI fornece seis novas instruções de processador que ajudam a melhorar o desempenho dos algoritmos de codificação e decodificação de AES

Processador Intel® Core™ i7 A melhor família de processadores para desktop do planeta¹








Rapidez brilhante

Com a tecnologia multi-core mais rápida e inteligente que aplica poder de processamento onde ele é mais necessário, os processadores Intel® Core™ i7 oferecem uma inovação revolucionária em desempenho de PC. Eles são a melhor família de processadores para desktop do planeta.¹
Você vai executar multitarefa de aplicativos mais rapidamente e liberar uma criatividade incrível de mídia digital. E experimentará o desempenho máximo em tudo o que fizer, graças à combinação da tecnologia Intel® Turbo Boost² e da tecnologia Intel® Hyper-Threading (Tecnologia Intel® HT)³ que maximiza o desempenho para a sua carga de trabalho.

Informações sobre o produto

  • Velocidades principais de 3,06 GHz, 2,93 GHz e 2,66 GHz
  • 8 threads de processamento com a tecnologia Intel® HT
  • 8 MB de Cache inteligente Intel®
  • 3 canais de memória DDR3 1066 MHz

Recursos e benefícios

O próximo nível de desempenho multi-core.

Os processadores Intel Core i7 oferecem uma inovação incrível em desempenho quad-core e contam com as mais avançadas tecnologias de processador:
A tecnologia Intel® Turbo Boost maximiza a velocidade para os aplicativos exigentes, acelerando dinamicamente o desempenho de modo a corresponder-se à demanda da carga de trabalho, isto é, mais desempenho onde ele é mais necessário.²
A tecnologia Intel® Hyper-Threading habilita os aplicativos altamente segmentados a produzir mais, trabalhando em paralelo. Com 8 threads disponíveis ao sistema operacional, a multitarefa tornou-se ainda mais fácil.³
O Cache inteligente avançado Intel® fornece um subsistema de cache de alto desempenho mais eficiente. Otimizado para os jogos de múltiplos processos líderes do mercado.
O Intel® QuickPath Interconnect é projetado para aumentar a largura de banda e diminuir a latência. Ele pode alcançar velocidades de transferência de dados de até 25,6 GB/sec com o processador Extreme Edition.
A controladora de memória integrada capacita três canais de memória DDR3 de 1066 MHz que resulta em até 25,6 GB/sec de largura de banda de memória. Essa latência mais baixa e largura de banda mais alta da controladora de memória proporcionam um desempenho surpreendente para os aplicativos de uso intenso de dados.
O Intel® HD Boost melhora significantemente uma ampla faixa de multimídia e aplicativos de uso intenso de computação. As instruções de 128 bits SSE são emitidas a uma taxa de transferência de um por ciclo do clock, o que permite um novo nível de eficiência de processamento com aplicativos otimizados para SSE4.





Processador Intel® Core™ i5 Um novo nível de desempenho inteligente

Coloque em ação a multitarefa multimídia

Com um desempenho inteligente que acelera em resposta a tarefas exigentes como jogos e edição de fotos, o processador Intel® Core™ i5 acelera junto com você.
O processador Intel Core i5 automaticamente aloca maior potência onde ela é mais necessária.¹ Quer você esteja criando vídeos em alta definição, compondo música digital, editando fotos ou jogando os mais incríveis jogos de PC —com o processador Intel Core i5, é possível executar multitarefas com facilidade e ser mais produtivo do que nunca.

Informações sobre o produto

  • O processador Intel® Core™ séries i5-700 e i5-600 com a tecnologia Intel® Turbo Boost
  • Quatro segmentos de processamento
  • Até 8 MB de cache inteligente Intel®
  • Intel® HD Graphics no processador Intel® Core™ série i5-600
  • 2 canais de memória DDR3 de 1333 MHz

Recursos e benefícios

Aumente o poder do seu PC com o desempenho inteligente do processador Intel® Core™ i5.

Processamento dual-core de 32 nm executa dois núcleos de processador independentes em um único encapsulamento físico na mesma frequência. Disponível no processador Intel® Core™ série i5-600.
A tecnologia Intel® Turbo Boostmaximiza a velocidade para aplicativos exigentes, acelerando dinamicamente o desempenho de acordo com a sua carga de trabalho e oferece melhor desempenho quando você mais precisa.²
Tecnologia Intel® Hyper-Threading² proporciona dois segmentos de processamento por núcleo físico totalizando quatro segmentos com uma elevada taxa de transferência computacional. Esse processamento multitarefa em 4 vias permite que cada núcleo do processador trabalhe com duas tarefas ao mesmo tempo. Disponível no processador Intel® Core™ série i5-600.
Os gráficos de alta definição Intel® fornecem desempenho visual incrível proporcionando imagens mais nítidas, cores mais ricas e áudio e vídeos realistas. Disponível no processador Intel® Core™ série i5-600.
Controlador de memórias integradas permite dois canais de memória DDR3 de 1333 MHz de alta velocidade. Essa menor latência e a maior largura de banda da controladora de memória possibilita um desempenho incrível para os aplicativos com uso intenso de dados.
Cache Inteligente Intel® é um cache compartilhado dinamicamente e alocado para cada núcleo de processador, baseado na carga de trabalho. Essa implementação otimizada e eficiente aumenta a probabilidade de cada núcleo acessar dados do cache rápido, reduzindo significativamente a latência dos dados utilizados com frequência e melhorando o desempenho. Otimizado para os principais jogos com múltiplos processos do mercado.



Processador Intel® Core™ i3 com acelerador de mídia gráfica de alta definição Intel®

 

O desempenho inteligente começa aqui

A família de processadores Intel® Core™ i3 com acelerador de mídia gráfica de alta definição Intel® proporciona uma nova arquitetura revolucionária para uma experiência computacional inigualável.
Por ser o primeiro nível da nova família de processadores Intel, o processador Intel Core i3 é o ponto de entrada perfeito para uma experiência rápida e ágil com PCs.
Este processador já vem equipado com o acelerador de mídia gráfica de alta definição Intel, um mecanismo de vídeo avançado que proporciona reprodução de vídeo de alta definição, estável e de alta qualidade, além de recursos avançados de 3D, proporcionando uma solução gráfica ideal para a computação do dia a dia.
Uma opção moderna para a casa e o escritório, o processador Intel Core i3 também apresenta a tecnologia Intel® Hyper-Threading¹, que habilita cada núcleo do processador a trabalhar com duas tarefas ao mesmo tempo, proporcionando o desempenho de que você necessita para multitarefa inteligente. Não permita que um grande número de aplicativos abertos torne você e o seu PC mais lentos. Adquira agora o desempenho inteligente.

Mais rápido, mais inteligente, adaptável


Informações sobre o produto

  • Velocidades de núcleo de 3,06 GHz e 2,93 GHz
  • Quatro segmentos de processamento
  • 4 MB de cache inteligente Intel®
  • Dois canais de memória DDR3 de 1333 MHz

 

Família de processadores Intel® Core™ vPro™A inteligência de segurança e capacidade de gerenciamento em cada chip.



Processador Intel® Core™ i5 com tecnologia vPro™





Os PCs alimentados pela família de processadores Core™ vPro™ adaptam-se às necessidades da sua empresa com segurança inteligente, capacidade de gerenciamento de menor custo e desempenho inteligente. A família de processadores Intel Core vPro é projetada para minimizar o tempo de indisponibilidade e visitas técnicas à mesa, capacitando monitoração, diagnóstico e reparo de PCs remotos - mesmo que estejam desligados ou que o sistema operacional esteja indisponível.¹

Segurança ou capacidade de gerenciamento inteligente em cada chip.

Oferece capacidade de gerenciamento remoto expandida, selecione PCs laptop e desktop, alimentados pela família de processadores Intel Core vPro—fornece os novos recursos de controle remoto do KVM² juntamente com uma maior segurança de dados e ativos. Incluindo filtros de programáveis de proteção que protegem sistematicamente contra vírus e ataques maliciosos, a família Intel Core vPro ajuda a proteger automaticamente os PCs de adulteração ou desativação do software de segurança.

Recursos e benefícios

PCs laptop e desktop com a família de processadores Intel Core vPro oferecem eficiência em corte de custos e máxima produtividade com a inteligência de tecnologias Intel® auxiliadas por hardware incorporadas:

Desempenho

  • Tecnologia Intel® Turbo Boost maximiza a velocidade para exigir aplicativos, acelerando dinamicamente o desempenho para corresponder à sua carga de trabalho - mais desempenho quando você mais precisa dele e economia de energia quando não precisa.³
  • A tecnologia Intel® Hyper-Threading (Tecnologia Intel® HT)Informações em Inglês habilita aplicativos altamente segmentados para realizar mais tarefas em paralelo. Com oitos segmentos disponíveis para o sistema operacional a multitarefa se torna ainda mais fácil.4
  • Os gráficos de alta definição Intel® fornecem um desempenho visual incrível proporcionando imagens mais nítidas e cores mais ricas.

Segurança e gerenciamento

  • Controle Remoto KVM permite que a TI veja o que seu cliente vê, de forma confiável em todos os estados, mesmo através de firewalls.²
  • AES-NI permite que as instruções do novo processador acelerem e protejam as operações de criptografia.
  • Gerenciamento de criptografia remota permite desbloquear remotamente as unidades criptografadas, que exigem autenticação pré-inicialização, e gerenciar configurações de segurança de dados mesmo quando o PC está desativado.
  • Tecnologia Anti-roubo Intel®Informações em Inglês desativa o acesso aos dados em caso de roubo ou perda fornecendo uma "pílula de veneno" e permitindo uma reativação remota simples em caso de recuperação do PC.
  • Intel® Active Management Technology (Intel® AMT)¹ permite que a TI descubra, cure e proteja melhor seus ativos de computação em rede.
  • Intel® Virtualization Technology (Intel® VT)Informações em Inglês permite que a TI gerencie remotamente os sistemas ao fornecer serviços de TI altamente seguros, centralizados e virtualizados para usuários finais.5
  • Simplifica a implantação do Windows 7* atualizando PCs de forma remota e rápida durante a noite, minimizando as interrupções de usuários e sem perda do acesso aos aplicativos antigos.
  • Intel® Centrino® Ultimate-N 6300 oferece desempenho excelente e recursos inovadores com uma largura de banda até oito vezes mais veloz.6


 

Processadores 64 bits x 32 bits

Introdução




Tanto a Intel como a AMD já colocaram no mercado processadores que trabalham a 64 bits. Em poucos anos, esse tipo de chip será o padrão. Muita gente sabe que os modelos de 64 bits são melhores que os de 32 bits e este artigo se propõe a mostrar exatamente como e onde ocorre essas melhorias.



32 bits x 64 bits



Se você vai a uma loja de informática para comprar um computador, o vendedor pode lhe oferecer dois tipos: um com um processador de 64 bits e outro com um processador de 32 bits. "O de 64 bits é mais caro, porém é muito mais rápido e tem melhor desempenho", lhe diz o vendedor. Isso significa que seus jogos rodarão mais rápidos, assim como programas pesados, como AutoCad, Premiere, entre outros, não? Talvez. Vejamos o porquê.



Quando nos referimos a processadores de 16 bits, 32 bits ou 64 bits estamos falando dos bits internos do chip - em poucas palavras, isso representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez. Por exemplo, com 16 bits um processador pode manipular um número de valor até 65.535. Se certo número tem valor 100.000, ele terá que fazer a operação em duas partes. No entanto, se um chip trabalha a 32 bits, ele pode manipular números de valor até 4.294.967.296 em uma única operação.



Para calcular esse limite, basta fazer 2 elevado à quantidade de bits internos do processador. Então, qual o limite de um processador de 64 bits? Vamos à conta:



2^64 = 1.84467441 × 10^19



Um valor extremamente alto!



Agora, suponha que você esteja utilizando um editor de textos. É improvável que esse programa chegue a utilizar valores grandes em suas operações. Neste caso, qual a diferença entre utilizar um processador de 32 bits ou 64 bits, sendo que o primeiro será suficiente? Como o editor utiliza valores suportáveis tanto pelos chips de 32 bits quanto pelos de 64 bits, as instruções relacionadas serão processadas ao mesmo tempo (considerando que ambos os chips tenham o mesmo clock).







Por outro lado, aplicações em 3D ou programas como AutoCad requerem boa capacidade para cálculo e aí um processador de 64 bits pode fazer diferença. Suponha que determinadas operações utilizem valores superiores a 4.294.967.296. Um processador de 32 bits terá que realizar cada etapa em duas vezes ou mais, dependendo do valor usado no cálculo. Todavia, um processador de 64 bits fará esse trabalho uma única vez em cada operação.



No entanto, há outros fatores a serem considerados. Um deles é o sistema operacional (SO). O funcionamento do computador está diretamente ligado à relação entre o sistema operacional e o hardware como um todo. O SO é desenvolvido de forma a aproveitar o máximo de recursos da plataforma para o qual é destinado. Assim, o Windows XP ou uma distribuição Linux com um kernel desenvolvido antes do surgimento de processadores de 64 bits são preparados para trabalhar a 32 bits, mas não a 64 bits.



A influência do sistema operacional



Ao se colocar um sistema operacional de 32 bits para rodar em um computador com processador de 64 bits, o primeiro não se adaptará automaticamente e continuará mantendo sua forma de trabalho. Com isso, é necessário o desenvolvimento de sistemas operacionais capazes de rodar a 64 bits.



O Desenvolvimento ou a adaptação de um sistema operacional para trabalhar a 64 bits não é tão trivial assim. Na verdade, é necessário que o SO seja compatível com um processador ou com uma linha de processadores, já que pode haver diferenças entre os tipos existentes. Em outras palavras, o sistema operacional precisa ser compatível com chips da AMD ou com chips da Intel. Se possível, com os dois.



No caso do Windows XP, a Microsoft disponibilizou a versão "Professional x64", compatível com os processadores AMD Athlon 64, AMD Opteron, Intel Xeon (com instruções EM64T) e Intel Pentium 4 (com instruções EM64T). De acordo com a Microsoft, a principal diferença entre essa e as versões de 32 bits (além da compatibilidade com instruções de 64 bits) é o suporte de até 128 GB de memória RAM e 16 TB de memória virtual. Nada mais natural: se a aplicação para o qual o computador é utilizado manipula grande quantidade de dados e valores, de nada adianta ter processamento de 64 bits, mas pouca memória, já que, grossamente falando, os dados teriam que "formar fila" para serem inseridos na memória, comprometendo o desempenho.







O mesmo ocorre com o Linux. Se você visitar o site de alguma distribuição para baixar uma versão do sistema operacional, muito provavelmente encontrará links que apontam para diversas versões. O site do Ubuntu Linux, por exemplo, oferece links para processadores x86 (32 bits), Mac (chips PowerPC) e 64-bit (processadores AMD64 ou EM64T).



Você pode ter se perguntado se é possível utilizar um sistema operacional de 32 bits com um processador de 64 bits e migrar o primeiro para uma versão adequada futuramente. Depende. O processador Intel Itanium é apelidado por alguns de "puro sangue", já que só executa aplicações de 64 bits. Assim, uma versão de 32 bits de um sistema operacional não roda nele. Por outro lado, processadores Athlon 64 são capazes de trabalhar tanto com aplicações de 32 bits quanto de 64 bits, o que o torna interessante para quem pretende usar um SO de 32 bits inicialmente e uma versão de 64 bits no futuro.



AMD64 e EM64T



Ao serem citadas anteriormente, você pode ter se perguntado o que significa as siglas AMD64 e EM64T:



AMD64: originalmente chamado de x86-64, AMD64 (ou AMD64 ISA - Instruction Set Architecture) é o nome da tecnologia de 64 bits desenvolvida pela AMD. Um de seus destaques é o suporte às instruções de 32 bits (Legacy Mode);



EM64T: sigla para Extended Memory 64-bit Technology, o EM64T é tido como a interpretação do AMD64 feita pela Intel. Devido a isso, recebeu de alguns a denominação iADMD64 (o "i" faz referência à primeira letra do nome da Intel).

 
Finalizando








O InfoWester recebeu mais de uma vez perguntas sobre o quão veloz são os processadores de 64 bits. Na verdade, a palavra-chave para esse tipo de chip não é "velocidade", mas "capacidade". Compare a uma locomotiva cujo motor é preparado para suportar mais vagões. Ela carregará mais, o que diminui a quantidade de viagens, mas sua velocidade continuará a mesma.



A velocidade dos processadores alcançará um limite, por isso outras características devem ser consideradas para que um processador seja vantajoso em relação a outro, pelo menos até que uma nova tecnologia para esses chips surja (como os computadores quânticos). A arquitetura de 64 bits é um excelente exemplo disso. Fazer mais e melhor. Esse é o diferencial a partir de agora.

AMD Fusion: novo processador que integrará placa de vídeo está chegando!

Embora o lançamento esteja previsto apenas para 2011, a AMD mostra mais detalhes de seu novo processador, o AMD Fusion.
Quem acompanha o portal Baixaki já está por dentro das primeiras novidades que a AMD está preparando em seu mais novo processador, o AMD Fusion. Embora o lançamento desse componente esteja previsto apenas para o ano de 2011, a empresa liberou mais algumas novidades que possivelmente estarão presentes no processador.




Também conhecido como Llano, o AMD Fusion é uma versão melhorada no processador Phenom II, comercializado no mercado atualmente. Além de maior velocidade de processamento, o novo processador traz características que estão presentes graças à compra da ATI pela AMD.



Parece que o ano de 2011 vai ser movimentado no mercado de processadores. Então, confira o que vem por aí com o AMD Fusion.

Recapitulando




Antes de mostrar as novidades fresquinhas do AMD Fusion, é bom relembrar o que já foi falado a respeito do novo processador. Para começar, a característica principal do componente, que também dá origem ao seu nome: unir CPU E GPU, formando o que está sendo chamado de APU (Accelerated Processor Unit).



CPU e GPU, qual a diferença?

É muito comum ver usuários confusos quanto às diferenças entre CPU e GPU. Para entender bem como o Fusion funcionará, é preciso ter essa diferença bem clara. CPU é a abreviação para Central Processing Unit (unidade central de processamento).

Em poucas palavras, a CPU é a responsável por processar praticamente todas as informações do computador. Seria como o cérebro humano, que controla cada movimento do corpo, desde os mais complexos até os mais simples.



GPU, por sua vez, é abreviação de Graphics Processing Unit (Unidade de processamento gráfico). Ou seja, ela é a responsável por todo o processamento gráfico e visual em computadores e video games.



Continuando...

Como você já deve estar imaginando, o Fusion trará em uma mesma peça de silício o processador gráfico e a CPU. Com isso os usuários podem assistir a filmes e rodar jogos 3D sem “fritar” o processador.



Como já era de se esperar, o AMD Fusion promete trazer quatro núcleos de processamento, sendo três deles voltados à CPU e um totalmente dedicado para a GPU. Com esse esquema híbrido, o Llano promete desempenhos excepcionais em diversas tarefas, em especial nas que necessitam de qualidade gráfica elevada.



O que vem por aí



Agora que você já relembrou as novidades anunciadas anteriormente pela AMD, é hora de ficar por dentro das novas promessas da empresa. O AMD Fusion promete trabalhar com velocidade superior a 3 GHz, somando os quatro núcleos.



Cada um dos núcleos de CPU contará com 1 MB de memória cachê L2 e TDP entre 2,5 W e 25 W (leia aqui uma explicação simplificada sobre TDP). A AMD ainda não anunciou qual será o TDP total do processador (CPUs mais GPU).



Mas, de acordo com a empresa, se os três núcleos de processamento estiverem trabalhando em sua frequência total, o TDP poderá ficar entre 10 watts e 100 watts. Esse valor pode aumentar consideravelmente com o chip gráfico, já que componentes de processamento visual são famosos por devorarem energia e gerarem muito calor.



Há, no entanto, uma tecnologia que pode ajudar a diminuir o TDP. É a chamada propagação de energia por núcleo, apresentada este mês pela AMD em São Francisco, na International Solid State Circuits Conference.



Com essa tecnologia, quando um núcleo não está sendo utilizado ele é desligado e a energia é então distribuída entre os demais cores do processador. Além de economizar energia, isso ajuda a diminuir a dissipação de calor do componente.



O AMD Fusion traz ainda suporte nativo para o DirectX 11, da Microsoft, permitindo um desempenho gráfico superior na execução de aplicativo pesados e games de última geração.



Para ajudar a entender um pouco melhor como funcionará a nova arquitetura dos processadores AMD, não deixe de conferir a imagem abaixo. Ela mostra como é o esquema dos componentes atuais e como provavelmente será o do AMD Fusion.







Entendendo o TDP



Com tanta tecnologia de processamento nova que surge, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Essa crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, consequentemente, produza mais calor.



Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime nem prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento deles e é este o papel destinado ao cooler.



O TDP é o acrônimo de Thermal Design Power (projeto de força térmica). Em poucas palavras, é a quantidade de energia que o cooler precisa utilizar para dissipar o calor produzido pelo processador. Quanto menos energia ele utilizar, maior será a economia para o usuário.



Um processador com 20 W TDP, por exemplo, significa que o cooler precisará de pelo menos 20 W energia para resfriar o componente de maneira aceitável, ou seja, o suficiente para que o processador não queime.



Obviamente, quanto maior o número de núcleos de um processador, maior será o calor dissipado por ele e, como consequência, o TDP também será maior.











Para quando e para quem?



O AMD Fusion é mais voltado para notebooks com uma configuração comum, ou seja, aqueles destinados a usuários domésticos, que utilizam o computador para tarefas simples. De acordo com a empresa AMD, haverá também um modelo do Fusion voltado para desktops, com a mesma capacidade de processamento dos computadores portáteis.



Embora o lançamento do novo processador da AMD tivesse programado para 2009, utilizando tecnologia de fabricação de 45nm, a empresa resolveu adiar a colocação do componente no mercado até que a tecnologia de 32 nm fosse concebível. Com isso é possível construir um componente menor, mas com uma eficiência enérgica muito maior.



Dessa maneira, a empresa anunciou que alguns protótipos do AMD Fusion poderão ser vistos ainda neste ano, mas o lançamento oficial está previsto apenas para 2011.







A ideia do Fusion é sem dúvida muito interessante, e os resultados ao criar a APU (CPU + GPU) parecem animadores, mas por enquanto é necessário esperar até que as primeiras unidades sejam liberadas para testes e as primeiras impressões do produto apareçam.



A AMD promete mais do que uma simples fusão entre chip gráfico e CPU. E quanto a você, usuário, o que está achando de toda essa tecnologia?